Haiti e República Dominicana

Fundada: 2010
Local: Port-au-Prince
Diretores:Dr. Rolph Richeme, Dr. Renata Quintana

A primeira missão da Burn Advocates Network no Haiti começou seis semanas após o devastador terremoto de 2010. As consequências do desastre natural resultaram num dilúvio e mais de mil vítimas de queimadas fugindo do epicentro do terremoto, a quinze quilômetros a sudoeste da capital. O Centro Nacional de Queimaduras em Porto Príncipe estava gravemente danificado, não havia um plano de desastre coordenado no local, e para as crianças que sobreviveram às queimaduras não tinham tratamento disponível.

Cinco anos depois, as salas de operações improvisadas e as UTI's desapareceram. Migrações em massa dos feridos não são mais vistas. Mas, a disponibilidade do cuidado para queimaduras de moderadas à severas não melhoraram claramente, nem diminuiu a frequência de queimaduras nas crianças. O governo ainda não tem um plano para resolver esta crise de saúde pública.

O país passa por situação lamentável, deixando milhares de crianças com um futuro inseguro, e sem nenhum cuidado apropriado e eficaz da queimadura disponível. O que é mais alarmante em longo prazo é a falta de treinamento para a próxima geração de cirurgiões e clínicos. BAN formulou um plano para salvar vidas e reduzir sofrimento que dependente totalmente do setor privado.

O Plano inclue:

  • Treinamento – um curso local de treinamento em cuidados com queimaduras realizado anualmente;
  • Prevenção – uma campanha educacional de prevenção de queimaduras;
  • Cuidados de Emergência - aquisição de uma ambulância de trauma de queimadura;
  • Educação - programa de patrocínio e tutoria para cirurgiões haitianos jovens e comprometidos;
  • Equipamento - fornecer suprimentos de queimadura e equipamentos para centros de queimaduras em dificuldades;
  • Burn Camp - um acampamento compartilhado entre crianças com queimaduras da República Dominicana e do Haiti.